Sintomas do bruxismo

O bruxismo ou briquismo é um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia. É observada em pacientes de todas as idades. Pode causar desgastes nos dentes e agir como um dos fatores causais das dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular.

O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem algumas complicações como desgastes nos dentes, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ósseas na mandíbula e maxila, travamento das articulações temporomandibulares. É muito importante observar os sintomas de bruxismo, seja o noturno ou o diurno.

Atente-se se alguém te disser que você range os dentes durante a noite. Preste atenção caso você sinta que passa o dia apertando os maxilares um contra o outro e se acorda com a face dolorida ou cansada.

Causas e conseqüências do bruxismo

Quando noturno, o bruxismo envolve movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação, com longos períodos de contração dos músculos mandibulares, podendo ser a causa da dor muscular e da fadiga.

Um alinhamento incorreto dos dentes, alguns medicamentos antidepressivos que sejam inibidores seletivos da recaptação de serotonina, promovem um aumento na taxa de bruxismo.

Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, a fricção pode provocar quebra e fissuras. As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. Quando diurno, estresse e ansiedade são os principais fatores.

Tipos de Tratamentos

O primeiro passo é reconhecer o problema e tentar achar suas causas no dia-a-dia.

A terapia mais empregada atualmente para o alívio dos sinais e sintomas da articulação temporomandibular associada ao bruxismo é a utilização de placas interoclusais. Essas placas reduzem a atividade dos músculos durante a noite e protegem os dentes dos desgastes provocados pelo hábito. Outro passo importante é diminuir a tensão psicológica.

Já os distúrbios psiquiátricos como depressão e ansiedade devem ser aliviados e medicados, se necessário, através da psicoterapia.

Transforme seu sorriso